terça-feira, 24 de novembro de 2009

Controle de Rebanhos - IV

::
Na terceira parte deste artigo concluímos, definitivamente, que a finalidade da Escrituração Zootécnica e o que interessa ao criador são as informações geradas a partir dos dados coletados em campo (fazenda). Mas, de que dados estamos falando? Quais, quantos e de que tipos? Didaticamente, podemos agrupar esses dados da seguinte maneira: (1) Identificação; (2) Desenvolvimento; (3) Reprodução; (4) Sanidade; (5) Avaliação; e (6) Manejo.

Identificação: São informações (dados, no sentido estrito) que tem por objetivo identificar ou distinguir os animais uns dos outros. Basicamente são: (1) o código ou número, exclusivo, que identifica o animal. É, digamos, o cpf do animal. - Geralmente esse número é afixado em uma plaqueta de plástico que é colocada na orelha do animal. É, também, esse código que faz a interface com o usuário do sistema de Escrituração zootécnica. - (2) a data de nascimento; (3) a filiação, e a (4) raça.

No sistema Capataz®, esse grupo é composto por mais de 70 itens. Nossa ... pra que tanto?! Creia, cada um desses itens tem sua razão de ser. O Capataz® usa cada um deles, isoladamente ou em conjunto, para gerar informações úteis.

Você deve está questionado o grau de dificuldade encontrado na coleta desses dados. Bem, o processo de coleta pode ser mais ou menos difícil ou fácil, como queira. O fato é que com planejamento, metodologia, critérios e disciplina adequados, a realização dessa tarefa é mais simples que você possa imaginar.

Por outro lado, também, deve está imaginando que escriturar/registrar esses dados não é tarefa fácil. Pode ser difícil, fácil ou muito fácil. Vai depender do sistema (programa) que você estiver utilizando. Se você utilizar o Capataz®, verá que o registro dos dados coletados é tarefa muito fácil; simples e até divertida.

Outra coisa muito importante que se deve observar ao adquirir um software de Escrituração Zootécnica ou de Controle ou Gerenciamento de Rebanhos: quanto mais ‘amigável’ for o software, melhor! Entende-se por amabilidade a qualidade que o programa possui em interagir com o usuário de maneira a facilitar o trabalho de cadastramento dos dados coletados, bem como o de extrair as informações desejadas.



O Capataz® é um dos softwares de maior interabilidade dentre os existentes no mercado brasileiro. Além de um leiaute harmônico de suas telas (formulários para registro de dados), a atividade de cadastramento é facilitada pelo processo ‘choice down’, o que permite que o usuário escolha, numa lista, o dado a ser registrado ao invés de digitá-lo. Esse mecanismo, além de facilitar o processo de cadastramento, também evita que o usuário cometa erros, comuns nessa atividade.

Outro mecanismo que o Capataz® possui é o ‘Derived Choice’, pelo qual o Capataz® escolhe um determinado dado em função de um ou mais dados anteriormente digitados ou escolhidos. Exemplo: Após escolher os pais do animal que está sendo cadastrado, o Capataz®, sozinho e automaticamente, define qual a pureza racial deste animal em função das purezas do pai e da mãe. Assim, se o pai é PO e a mãe é LA-I, a pureza do animal, escolhida pelo Capataz®, será LA-II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário