quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Controle de Rebanho - VIII

::
Na terceira parte deste artigo concluímos, definitivamente, que a finalidade da Escrituração Zootécnica e o que interessa ao criador são as informações geradas a partir dos dados coletados em campo (fazenda). Mas, de que dados estamos falando? Quais, quantos e de que tipos? Didaticamente, podemos agrupar esses dados da seguinte maneira: (1) Identificação; (2) Desenvolvimento; (3) Reprodução; (4) Sanidade; (5) Avaliação; e (6) Manejo.

5. Avaliação:

Hoje, muito mais que ontem, o tema Produtividade é a bola da vez. Em qualquer segmento produtivo é imperativo que os índices de produtividades sejam os maiores possíveis. Mas por que essa agonia toda? Basicamente por dois motivos: (1) na verdade temos, todos nós, que sermos produtivos e quanto mais, melhor; e (2) os preços de venda dos produtos são definidos pelo mercado comprador. Por outro lado, os custos de produção, muita das vezes são tão altos que chegam próximos ou mesmo ultrapassam os preços de venda.

Em face disso é preciso produzir mais com menos. Temos que ser eficientes; Não basta ser apenas eficaz! Produzir mais arrobas por matriz, por hectare, por ciclo produtivo, etc. e etc. Se entendermos que “da porteira pra dentro mando eu; da porteira pra fora quem manda é o mercado”, fica fácil assimilar que a boa gestão de qualquer negócio, entre outras coisas, requer eficiência no processo produtivo, também.

A matriz - bovina, caprina, bubalina ou ovina – é quem produz e, também, quem consome, direta ou indiretamente, os recursos no negócio pecuário. Logo, precisamos dar-lhe toda a atenção e “ficar de olho” nela o tempo todo. Por “ficar de olho” entende-se que devemos avaliar, constantemente, o desempenho de cada matriz e, consequentemente, do rebanho.

O software Capataz® dispõe de recursos que permitem ao criador exercer rígido controle sobre o desempenho das matrizes. Elas são avaliadas em diversas ocasiões e segmentos. O Capataz® avalia a matriz, mediante pontuação, de maneira transparente e automática, quanto à Produção, Reprodução, Desempenho e Sanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário