domingo, 22 de novembro de 2009

Controle de Rebanho - Parte III

::
Na primeira e segunda partes deste artigo tecemos comentários sobre o que é, e para que serve a Escrituração Zootécnica; e as vantagens em utiliza-la.

No que diz respeito à realização da Escrituração Zootécnica, vimos que, efetivamente, a melhor maneira de registrar as diversas ocorrências - de interesses zootécnico, econômico e financeiro - de uma fazenda de criação de gado é utilizando um programa de computador.

E o porquê disso? É que coletar e registrar os dados, tais como: data da cobertura, quem acasalou com quem, data do parto, tipo de parto, peso ao nascer, pesagens, tratamentos, vermifugação e vacinação (data e produto aplicado), etc. e etc. quando feita em caderno ou em ficha da muito trabalho e pouco resultado.

E por que pouco resultado? É que o importante, o que interessa. O objetivo da Escrituração Zootécnica é a geração de informações. Sim, isso mesmo! As informações, rápidas e precisas, tais como: quantas cabeças (total, por sexo, por categoria, etc.); quantos nasceram; quantos morreram (e suas causas); diversos Índices (mortalidade, prolificidade, fertilidade, cobertura, prenhez, etc.); quais fêmeas ainda não pariram (nulíparas); Intervalo entre partos; etc.

Todas essas e muitas outras informações, são derivadas dos dados coletados em campo (fazenda). Entretanto, para gerar essas informações a maioria das vezes é preciso fazer cálculos; muitos e complexos cálculos que manualmente seriam quase impossíveis em face da demora e dos custos! Entretanto, com um programa de computador especialmente desenvolvido para Escrituração Zootécnica as informações são obtidas com apenas um clic!

No mercado brasileiro existem alguns softwares nesse segmento. Um dos melhores softwares para Escrituração Zootécnica e Gerenciamento de Rebanhos é o Capataz® da Capataz Assessoria Rural. Veja a “cara” do sujeito:



O Capataz® é um programa enxuto, objetivo e fácil de usar, destinado ao controle de rebanhos e a escrituração zootécnica de Bovinos, Ovinos, Caprinos e Bubalinos. Armazena em seu banco, dados essenciais e suficientes para gerar informações úteis e precisas sobre o desenvolvimento e a performance de cada animal e do rebanho.

Seu foco é na matriz, por ser ela maioria em qualquer rebanho, além do que são elas que produzem as crias, objetivo principal de qualquer criatório. O Capataz® tem um cuidado todo especial pelas fêmeas. Procura controlar tudo delas. Para se ter uma idéia, o Capataz® armazena em seu banco de dados mais de 99 informações (dados) de cada animal.

Mas, e os machos? O Capataz® é exigente com os Reprodutores. Têm que mostrar serviço. Ser funcionais. Relata tudo, com detalhes. Se presta, se não presta. Quem cobre mais ou menos. Quem emprenha mais ou menos. Quem gera filhos mais pesados ou leves. E assim por diante. Ele tem em relatório chamado “Mapa da Capacidade de Serviço” que mostra o que cada um fez ou deixou de fazer dia a dia.




Continua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário